Foto: Secom – Prefeitura de São Paulo

A passagem de um ciclone extratropical pelo Sudeste vem provocando uma série de transtornos em São Paulo desde terça-feira (9). Só na Região Metropolitana, 1,2 milhão de clientes ficaram sem energia elétrica, segundo a Enel. Rajadas de vento que chegaram a 96,3 km/h derrubaram árvores, interromperam serviços e levaram a Prefeitura da capital a fechar todos os parques municipais nesta quarta-feira (10).

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

1,2 milhão de pessoas sem energia e mais de 500 quedas de árvores

A Enel informou que as fortes rajadas de vento lançaram galhos e objetos sobre a rede elétrica, além da queda de árvores sobre estruturas e vias. Somente nesta manhã, o Corpo de Bombeiros registrou 514 chamados para queda de árvores em diferentes pontos da capital e Grande São Paulo.

Para restabelecer o fornecimento, a concessionária mobilizou 1,3 mil equipes em campo. A Defesa Civil estadual reforçou o alerta para rajadas intensas ao longo do dia e destacou que os ventos seguem acima da média devido à influência do ciclone.

Ocorrências foram registradas em municípios como Vera Cruz, Guareí, Ribeirão Bonito, Caieiras, Ferraz de Vasconcelos, Araçatuba, Matão, Redenção da Serra, Vargem Grande Paulista, Fernandópolis, Osasco, Guaratinguetá, Botucatu, Santa Cruz do Rio Pardo, Elisiário, Ibaté, Biritiba Mirim, Guapiara, Oscar Bressane e Barra Bonita.

Prefeitura fecha todos os parques e suspende atividades do Natal Iluminado

Com ventos variando entre 50 km/h e 90 km/h, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a Prefeitura decidiu fechar todos os parques municipais nesta quarta-feira para evitar acidentes. A medida segue protocolos da Portaria nº 038/SVMA/2024, que define ações de segurança em eventos climáticos extremos.

A previsão é de que os parques sejam reabertos nesta quinta-feira (11), mas a retomada poderá ser revista caso novas rajadas intensas sejam registradas.

Eventos do Natal Iluminado na região do Largo São Bento e Praça da Sé também foram suspensos, incluindo apresentações e atrações como a Pista de Patinação e a Casa do Papai Noel. A reabertura ocorrerá assim que as condições meteorológicas permitirem.

Defesa Civil mantém alerta e reforça cuidados à população

Desde o início da semana, com o avanço do ciclone extratropical, a Defesa Civil estadual e municipal vêm emitindo alertas sobre tempestades, ventos fortes e risco de quedas de árvores. O órgão reforça que a população evite áreas arborizadas e mantenha distância de estruturas metálicas, fios partidos e locais alagados.

O post Ciclone gera ventania e faz prefeitura de São Paulo fechar parques e suspender eventos de Natal apareceu primeiro em Canal Rural.



CANAL RURAL – Link original da matéria