Máquina colhe soja no oeste da Bahia
Colheita da soja no oeste da Bahia. Foto: Jefferson Aleffe/Marca Comunicação

A produção brasileira de grãos na safra 2025/26 está estimada em 354,392 milhões de toneladas, ligeiro aumento de 0,6% em relação ao ciclo 2024/25. O resultado combina a expansão de 3% na área cultivada, que passa de 81,7 milhões para 84,2 milhões de hectares, com a queda na produtividade média nacional das lavouras, de 4.310 para 4.210 quilos por hectare, conforme o terceiro levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Na soja, principal cultura da primeira safra, o plantio alcança 90,3% da área prevista. Em Mato Grosso, maior produtor do país, a semeadura está finalizada. Após um início de novembro marcado pela irregularidade das chuvas no Centro-Oeste, Norte, Nordeste e em Minas Gerais, as precipitações se normalizaram ao longo do mês, permitindo avanço dos trabalhos. A Conab estima área de 48,9 milhões de hectares e produção de 177,1 milhões de toneladas, crescimento de 3,3% e possível novo recorde.

Arroz

O arroz, outra cultura de grande importância na primeira safra, deve registrar produção de 11,2 milhões de toneladas, retração de 12,4% diante da menor área cultivada, estimada em 1,62 milhão de hectares. No Rio Grande do Sul, principal produtor nacional, a semeadura está em 98% da área, enquanto em Santa Catarina já foi concluída.

Feijão

A produção total de feijão, considerando as três safras, deve ficar em torno de 3 milhões de toneladas, volume semelhante ao do ciclo anterior e suficiente para suprir o mercado interno. O plantio da primeira safra está concluído no Paraná e em São Paulo, enquanto avança em Minas Gerais, com 93,8%, e na Bahia, com 67%.

Milho

Para o milho, a produção somada das três safras está estimada em 138,9 milhões de toneladas, queda de 1,5% em comparação ao ciclo passado. No primeiro plantio, 71,3% dos 4 milhões de hectares destinados ao cereal já foram semeados, com produção prevista de 25,9 milhões de toneladas, alta de 3,9%. Entre as culturas de inverno, a colheita da safra 2025 caminha para o fim. O trigo, com 98% da área colhida, tem estimativa de 8 milhões de toneladas, crescimento de 0,9% diante do predomínio de condições climáticas favoráveis.

Conab

No mercado, a Conab manteve praticamente estáveis as projeções do quadro de suprimentos da safra 2024/25, com pequenos ajustes conforme a atualização das condições de produção e comercialização. A estimativa de exportações foi elevada em 313 mil toneladas, chegando a 106,97 milhões de toneladas previstas até o final de 2025. Segundo dados do MDIC, de janeiro a novembro o país exportou 104,79 milhões de toneladas de soja em grãos, recorde histórico, gerando receita de 42 bilhões de dólares.

O post Conab projeta crescimento de produção na safra de grãos do Brasil em relação ao ano passado apareceu primeiro em Canal Rural.



CANAL RURAL – Link original da matéria