O avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil deixa o tempo instável nesta segunda-feira (data), com previsão de pancadas de chuva em grande parte da região. A atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai reforça as instabilidades e aumenta o risco de temporais, segundo a Climatempo.
Sul
A previsão é de chuva moderada a forte, com possibilidade de temporais para o Rio Grande do Sul, na metade oeste de Santa Catarina e do Paraná, além do norte paranaense. Em áreas do oeste e do interior gaúcho, os volumes de chuva podem ser elevados. Já na metade leste de Santa Catarina e do Paraná, a chuva ocorre de forma mais fraca. No sul do Rio Grande do Sul, as temperaturas entram em declínio em relação aos últimos dias, enquanto o calor ainda predomina na maior parte de Santa Catarina, no restante do território gaúcho e em boa parte do Paraná.
Sudeste
No Sudeste, o tempo segue instável desde as primeiras horas do dia. Há previsão de pancadas de chuva na metade sul e no oeste de São Paulo, no noroeste e no leste de Minas Gerais. Ao longo da manhã, as instabilidades avançam sobre o restante do estado paulista, Minas Gerais e também o Rio de Janeiro, ganhando força durante a tarde. No sul e no interior do Espírito Santo, também chove, com possibilidade de temporais em boa parte da região. No norte capixaba e no noroeste mineiro, o tempo permanece mais firme.
Centro-Oeste
Enquanto no Centro-Oeste, a área de baixa pressão sobre o Paraguai mantém o tempo instável, especialmente em Mato Grosso do Sul, onde há risco de temporais. As pancadas de chuva se intensificam ao longo do dia também em Mato Grosso e em Goiás, com chuva moderada a forte no noroeste e sudeste mato-grossense, em grande parte de Goiás e em Mato Grosso do Sul. À noite, a chuva perde força em várias áreas, mas o tempo segue instável no estado sul-mato-grossense. O calor continua predominando na região.
Nordeste
Já no Nordeste, o tempo fica mais firme na maior parte dos estados. Ainda assim, há previsão de chuva moderada a forte em áreas do Maranhão, do oeste e do interior do Piauí e do oeste da Bahia. Na faixa litorânea da Bahia e no litoral norte da região, entre Maranhão, Piauí e Ceará, a chuva ocorre de forma mais fraca. O calor segue intenso, com baixos índices de umidade relativa do ar em áreas do Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e no norte da Bahia.
Norte
E no Norte do país, as pancadas de chuva continuam atingindo o Amazonas, o oeste e o sul do Pará, o norte de Rondônia e grande parte do Amapá, com chuva de moderada a forte intensidade e risco de temporais pontuais. Em Acre, Tocantins e no sul de Roraima, a chuva ocorre de forma mais moderada, enquanto no interior, leste e nordeste do Pará as precipitações são mais fracas. As temperaturas seguem elevadas, mantendo a sensação de tempo abafado.
O post Frente fria avança e provoca chuva forte e risco de temporais em algumas regiões do país apareceu primeiro em Canal Rural.