Um bloqueio atmosférico é a causa da forte onda de calor que afeta vários estados do Brasil neste fim de ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e partes de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
O fenômeno faz com que as temperaturas fiquem até cinco graus acima do normal para esta época do ano em todas essas áreas.

O alerta vermelho, que é válido até a próxima segunda-feira (29), é o maior grau entre os três avisos emitidos pelo instituto: amarelo, para perigo potencial; laranja, para perigo; e vermelho, para grande perigo.
Veja as previsões de calor para cada estado afetado
São Paulo: todo o estado está sob alerta de grande perigo. A capital paulista, o interior e o litoral devem ter temperaturas entre os 34 ºC e 35 ºC. À tarde, a capital tem muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Rio de Janeiro: todo o estado também está sob alerta de grande perigo. A onda de calor atinge a capital do estado, toda a região metropolitana, litoral e interior. A temperatura deve chegar aos 39 ºC. Há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde.
Espírito Santo: a parte sul do estado está sob alerta vermelho. Temperatura em Cachoeiro do Itapemirim chega aos 34 ºC. Sem possibilidade de chuva.
Goiás: o sul do estado nas proximidades das fronteiras de Minas e de Mato Grosso do Sul tem forte calor. Itumbiara terá calor de 34 ºC. Sem possibilidade de chuva.
Minas Gerais: calor intenso na região do Triângulo Mineiro. Temperatura em Uberlândia chega a 33 ºC. Sem chuva.
Mato Grosso do Sul: calor atinge o leste do estado. Temperatura em Três Lagoas chega aos 36 ºC. Sem possibilidade de chuva.
Paraná: as áreas noroeste e central do estado recebem forte calor. A temperatura em Curitiba, capital, chega aos 31 ºC. Há possibilidade de chuva isolada na parte da tarde. Londrina terá 34 ºC e possibilidade de chuva e trovoadas.
Santa Catarina: o alerta de grande perigo do Inmet também vale para o norte de Santa Catarina, atingindo a cidade de Joinville, onde a temperatura pode chegar a 32 ºC.
Perigos do excesso de calor
De acordo com o Ministério da Saúde, as ondas de calor são particularmente perigosas em áreas urbanas devido ao efeito de ilha de calor, em que a concentração de edifícios, concreto e asfalto retém calor, elevando ainda mais as temperaturas.
As ondas de calor podem ter impacto maior principalmente nos mais vulneráveis – como idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos, gestantes e população em situação de rua.
Os principais sinais de alerta são:
- Transpiração excessiva,
- Fraqueza,
- Tontura,
- Náuseas,
- Dor de cabeça,
- Cãibras musculares e
- Diarreia.
Nesses casos, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima para uma avaliação.
O Ministério da Saúde disponibiliza um guia com orientações sobre como lidar com temperaturas extremas. As principais indicações são manter a hidratação, utilizar vestimenta adequada, evitar atividades ao ar livre nos períodos mais quentes, e fazer refeições leves.
O post Onda de calor: Inmet emite alerta de perigo para 8 estados; veja quais apareceu primeiro em Canal Rural.