Foto: Motion Array

As instabilidades atmosféricas seguem atuando com força nesta segunda-feira (29), provocando chuva em diversas regiões do Brasil. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, há risco de temporais, enquanto o calor continua predominando em grande parte do país.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Sul

No Rio Grande do Sul, a segunda-feira começa com chuva na metade sul do estado. Ao longo do dia, as instabilidades avançam para a metade norte, favorecidas pelo calor e pela umidade. Há previsão de chuva moderada a forte no sudoeste, na região central e na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA).

No oeste e na metade norte do Rio Grande ddo Sul assim como em Santa Catarina e no Paraná, o risco é de temporais. No leste catarinense e paranaense, a situação é de perigo, com chance de volumes elevados de chuva.

As temperaturas seguem altas na maior parte da Região Sul, mas o dia deve ser mais ameno entre a Serra Gaúcha, a Serra Catarinense e áreas do norte do Rio Grande do Sul.

Sudeste

No Sudeste, o tempo permanece mais estável durante a madrugada em grande parte do estado de São Paulo. Pela manhã, há chance de chuva no Triângulo Mineiro, no sul de Minas Gerais, além de áreas do sul, nordeste e interior paulista.

Com a passagem de uma frente fria mais fraca pelo litoral e a atuação de ventos que mantêm o fluxo de calor e umidade, as pancadas de chuva ganham força ao longo do dia. Há risco de temporais em grande parte de São Paulo e no sul de Minas Gerais.

Na metade sul do Rio de Janeiro, a chuva pode ocorrer de forma moderada a forte, enquanto em áreas do Espírito Santo, do norte fluminense e de grande parte de Minas Gerais, o tempo segue mais firme.

No sul paulista, as temperaturas ficam um pouco mais baixas em relação aos últimos dias, mas ainda faz calor. No restante da região, os termômetros continuam elevados. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h podem ocorrer no norte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.

Centro-Oeste

Enquanto no Centro-Oeste, a presença de uma área de baixa pressão no Paraguai, aliada ao calor e à umidade, favorece o retorno das chuvas de forma mais generalizada.

No norte de Mato Grosso, a chuva ocorre desde as primeiras horas do dia e se espalha ao longo da manhã. Em Mato Grosso do Sul, as instabilidades avançam principalmente a partir da tarde, com risco de temporais no sul, sudeste e leste do estado. Até a noite, a tendência é de diminuição das instabilidades em grande parte da região.

Nordeste

Já no Nordeste, a chuva ganha força no Maranhão e no sul do Piauí, com precipitações de moderada a forte intensidade. Nas demais áreas do Piauí, as pancadas ocorrem de forma mais isolada. No sul, norte e interior do Ceará, no extremo oeste da Bahia, na metade oeste de Pernambuco e em áreas do litoral leste da região, a chuva ocorre de forma fraca e localizada.

Nas demais áreas nordestinas, o tempo segue firme, com predomínio de sol e temperaturas elevadas. Em áreas do interior da Bahia, do Rio Grande do Norte e no norte da Paraíba, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h podem atingir áreas do litoral leste.

Norte

E na região Norte, as instabilidades continuam atuando em Amazonas, Rondônia, Pará, Acre e Roraima, com chuva de moderada a forte intensidade. No Amapá e no oeste do Amazonas, há risco de temporais. O tempo segue abafado em toda a região.

O post Temporais devem atingir boa parte do país nesta segunda-feira apareceu primeiro em Canal Rural.



CANAL RURAL – Link original da matéria