O primeiro fim de semana de 2026 será marcado por chuva intensa em grande parte do Brasil. Conforme previsão da Climatempo, a atuação de frente fria e da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) aumenta o risco de temporais.

Saiba como fica o clima em todas as regiões do país neste sábado (3) e domingo (4):

Região Sul

Sábado:
Durante a madrugada, há chance de chuva em áreas do norte do Paraná, enquanto novas instabilidades avançam pelo estado do Rio Grande do Sul desde o começo do dia, devido à chegada de uma nova frente fria, com chuva de maneira moderada a forte intensidade, em áreas do sul, sudoeste, oeste, região central gaúcha, e metade norte do estado.

No Paraná, a chuva ocorre de forma mais fraca. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as instabilidades avançam pelas demais áreas da região, onde pode chover mais forte e há chance de temporais em alguns pontos.

Domingo:
Chove em áreas da faixa litorânea entre o Paraná e Santa Catarina de maneira moderada a forte intensidade, além do litoral norte do Rio Grande do Sul, de forma mais fraca. Em áreas do leste e nordeste do Paraná, a chuva ocorre de maneira mais fraca pela manhã e ao longo do dia, e pontualmente mais forte no norte paranaense.

No restante da região, o dia segue com tempo mais estável, devido à presença de uma massa de ar seco, associada à um sistema de alta pressão, que veio atrás da frente fria.

Região Sudeste

Sábado:
Durante a madrugada, as instabilidades seguem ocorrendo em grande parte da região, e as pancadas de chuva continuam ao longo da manhã, ganhando força no período da tarde. A frente fria segue influenciando as pancadas de chuva em algumas áreas, e o estabelecimento de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), favorece essas instabilidades no estado do Espírito Santo, grande parte de Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro.

Chove de maneira moderada a forte intensidade pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e também no Espírito Santo, com chance de temporais pela região e de volumes mais elevados de chuva.

Domingo:
Há chance de chuva mais forte em áreas do litoral e leste de São Paulo, já desde a madrugada, além do litoral do Rio de Janeiro e da região central mineira.

A frente fria segue se deslocando pela costa e, a atuação da ZCAS favorece fortes pancadas de chuva no Rio de Janeiro, grande parte de Minas Gerais, além do Espírito Santo, ao longo do dia, com risco de temporais e de volumes mais elevados de chuva. Já no estado paulista, chove de maneira mais moderada em grande parte do estado.

Região Centro-Oeste

Sábado:
Pancadas de chuva no interior, leste e norte de Mato Grosso do Sul, além de áreas do sul e metade leste de Mato Grosso e grande parte de Goiás, durante a madrugada e pela manhã. Enquanto isso, no restante da região o tempo segue mais firme até o fim do período, quando as instabilidades voltam a ganhar força e chove de maneira fraca a moderada pela região.

A atuação da ZCAS favorece pancadas de chuva por grande parte de Mato Grosso e de Goiás, e a partir da tarde, chove de maneira mais forte nessas áreas. Já em Mato Grosso do Sul, a presença de umidade na atmosfera e algumas perturbações associadas à circulação de ventos em altos níveis, favorecem pancadas de chuva na metade norte do estado.

Domingo:
O tempo segue instável em grande parte de Mato Grosso e de Goiás, já nas primeiras horas do dia, devido à atuação da ZCAS. As instabilidades se espalham mais por ambos os estados pela manhã e ganham força ao longo da tarde.

Em Mato Grosso e em Goiás, as pancadas de chuva ocorrem de maneira mais forte, com chance de temporais. Enquanto isso, em Mato Grosso do Sul, chove de maneira fraca a moderada no norte do estado ao longo do dia.

Região Nordeste

Sábado:
O tempo segue instável em áreas do sul e metade oeste da Bahia, metade sul do Maranhão e do Piauí, já desde o começo do dia. Ao longo do dia, as instabilidades ganham força e chove de maneira mais forte nessas áreas, e avançam mais para o estado baiano, além do oeste de Pernambuco e há risco de temporais em alguns locais.

Domingo:
Chove de maneira moderada a forte intensidade em áreas do oeste e sudoeste da Bahia. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas de chuva ganham força nessas áreas e avançam mais pelo estado baiano, além da metade sul do Maranhão e do Piauí, onde chove de maneira mais forte e há risco de temporais.

No sul do Ceará e oeste de Pernambuco, a chuva ocorre de forma mais fraca.

Região Norte

Sábado:
O tempo segue mais aberto em boa parte do noroeste do Pará, além do nordeste do Amazonas, Amapá, e em Roraima, mas ainda há chance de chuvas fracas a moderadas.

Na metade sul do Pará, além do Tocantins, as pancadas de chuva ganham força, e há risco de temporais em alguns locais, enquanto no Acre e no Amazonas, chove de maneira mais moderada e pontualmente forte.

Domingo:
As pancadas de chuva ganham mais força no Amazonas, no Acre e em Rondônia, devido à atuação da ZCAS, e continuam ocorrendo na metade sul do Pará e no Tocantins, onde chove de maneira moderada a forte intensidade, com chance de temporais.

Já no restante do Pará, em áreas mais à nordeste do Amazonas, além de Roraima, o dia deve seguir com tempo mais aberto. No norte do Amapá, também há chance de chuva.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

O post Chuva forte e risco de temporais marcam primeiro fim de semana de 2026 em várias regiões apareceu primeiro em Canal Rural.



CANAL RURAL – Link original da matéria