A escolha da forrageira ideal para solos arenosos exige estratégia. Segundo o engenheiro agrônomo Wagner Pires, o capim zuri pode ser uma excelente opção, desde que acompanhado de um “pacote tecnológico” de fertilidade.
O capim zuri pertence ao gênero Panicum e é uma gramínea de altíssima produtividade, mas exige nutrientes para prosperar. Pires explica que, em solos arenosos, a lixiviação, ou perda de nutrientes pela água, é alta. Para o capim zuri crescer adequadamente, é fundamental realizar a correção com calcário e uma adubação pesada, caso contrário, a planta pode definhá-la em poucos anos.
Confira:
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Desafios em solos arenosos
O capim zuri cresce em touceiras, o que pode deixar o solo exposto entre as plantas em terrenos muito acidentados, aumentando o risco de erosão. Se a área apresentar desafios como topografia íngreme ou baixa fertilidade natural, outras gramíneas podem ser mais eficientes.
Para ter sucesso com o capim zuri ou qualquer outra forrageira em solos arenosos, o manejo da adubação deve ser diferenciado. Pires reforça a importância de uma abordagem estratégica e adequada ao contexto do solo.
Com informações de: girodoboi.canalrural.com.br.
Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.
O post Capim zuri: forrageira pode ser benéfica para solos arenosos; saiba o motivo apareceu primeiro em Canal Rural.