Foto: Irina Yakovleva/TASS

O presidente da França, Emmanuel Macron, voltou a criticar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia nesta terça-feira (10). Em entrevista à imprensa francesa, o líder classificou o tratado como um “mau negócio”.

Macron tem sido pressionado por agricultores franceses contrários ao acordo, que temem a concorrência de produtos agrícolas sul-americanos. Apesar disso, o presidente minimizou os possíveis efeitos do tratado sobre a economia e o setor agropecuário do país.

“Em qualquer caso, o Mercosul não terá o impacto dramático na nossa agricultura que alguns temem, nem o impacto positivo no nosso crescimento que outros imaginam”, afirmou.

França já tentou barrar a assinatura

Não é a primeira vez que o presidente francês se posiciona contra o acordo entre os dois blocos. Em dezembro, Macron declarou que a França não estava preparada para assinar o tratado e chegou a articular, junto à primeira-ministra da Itália, o adiamento da formalização do acordo.

Mesmo com a oposição francesa, o tratado acabou sendo assinado em 12 de janeiro, no Paraguai. Ainda assim, o avanço do processo enfrenta resistência na Europa. O Parlamento Europeu decidiu, no dia 21 de janeiro, pela judicialização do acordo, em uma tentativa de barrar sua ratificação.

Congresso brasileiro acelera discussão

Diante das articulações contrárias ao tratado no cenário europeu, os países do Mercosul buscam acelerar a tramitação do acordo em seus parlamentos nacionais. No Brasil, o Congresso Nacional retomou os trabalhos após o recesso e incluiu a aprovação do tratado entre as prioridades do início do ano legislativo.

Apesar das críticas de parlamentares ligados ao agronegócio, especialmente em relação à política de salvaguardas, a expectativa é de que o acordo avance tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.

*Com informações da agência Reuters

O post Macron volta a criticar acordo Mercosul-União Europeia e chama tratado de ‘mau negócio’ apareceu primeiro em Canal Rural.



CANAL RURAL – Link original da matéria