A Embrapa Uva e Vinho apresentou duas novas cultivares tintas para processamento, desenvolvidas ao longo de 10 anos de pesquisas.
As variedades BRS Lis e BRS Antonela foram testadas em áreas experimentais e unidades de validação com a participação de produtores e cooperativas, e demonstraram bom desempenho produtivo e qualidade industrial na Serra Gaúcha.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Segundo a unidade da Embrapa, as cultivares se complementam. A BRS Lis se destaca pela tolerância a doenças, qualidade do mosto e intensa coloração, enquanto a BRS Antonela apresenta elevado potencial produtivo, maior volume e também forte intensidade de cor.
O lançamento integra a programação de 50 anos da Embrapa Uva e Vinho, sediada em Bento Gonçalves, principal polo nacional de produção de uvas destinadas ao processamento para sucos e vinhos de mesa.
“Além dessas cultivares, estamos com o projeto Celeclone, um projeto que veio de uma demanda do setor para buscar avaliar e recomendar clones de variedades viníferas com maior qualidade, com maior especificidade e principalmente maior sanidade, garantindo uma longevidade dos vinhedos”, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Adeliano Cargnin.
As novas cultivares foram desenvolvidas dentro do programa de melhoramento genético “Uvas do Brasil” e são indicadas para a Serra Gaúcha.
A expectativa é reduzir a dependência de variedades mais suscetíveis a doenças ou com limitações de produtividade e processamento. Para a Cargnin, o lançamento estreita os laços entre a pesquisa e a cadeia produtiva.
“Importante que as pessoas venham conhecer os nossos trabalhos para além daquelas entregas que estamos realizando no evento, mas para interagir com os técnicos e pesquisadores, tirarem dúvidas sobre algumas atividades das suas propriedades”, destaca.
O post Embrapa lança duas novas cultivares de uvas com foco em produtividade e resistência apareceu primeiro em Canal Rural.