A guerra comercial entre os Estados Unidos e grande parte do mundo ganhou mais um desdobramento neste sábado (21). Em publicação na rede social Truth Social, o presidente Donald Trump anunciou que decidiu aumentar as tarifas globais de 10% para 15%.
A decisão do líder norte-americano ocorre após a decisão da Suprema Corte do país derrubar o tarifaço. Ontem, durante pronunciamento ao vivo, Trump informou que iria reagir com uma tarifa adicional de 10% sobre as taxas já vigentes. As novas tarifas têm efeito imediato.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Segundo Trump, o aumento das tarifas busca corrigir “décadas de exploração” vividas pelos Estados Unidos. Ele também afirmou que a decisão da Suprema Corte é “ridícula, mal redigida e extraordinariamente antiamericana”. O republicano finalizou a publicação com a promessa de que irá definir e anunciar novas taxas “legalmente permitidas”.
Confira a publicação na íntegra:

Entenda a decisão da Suprema Corte
Na última sexta-feira (20), a maioria dos membros da corte de justiça norte-americana decidiu que o tarifaço do governo de Trump não tem força de lei. Vale ressaltar que o presidente sustentava que as taxas estavam amparadas por uma legislação.
Em sua decisão, o presidente da Corte e relator da decisão, John Roberts, afirmou que Trump precisa de uma autorização clara do Congresso para justificar o tarifaço. (Leia aqui)
O post Donald Trump eleva tarifas globais de importação para 15% apareceu primeiro em Canal Rural.