O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (1) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ligar para ele “quando quiser”. A afirmação foi dada em entrevista no jardim da Casa Branca à jornalista da TV Globo Raquel Krähenbühl.

“Ele pode falar comigo quando quiser”, ressaltou. A respeito da tarifa de 50% aplicada sobre os produtos brasileiros, que deve começar a valer na próxima quarta-feira (6), Trump não forneceu detalhes, mas completou: “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada.”

Apesar da crítica, o republicano disse que “ama o povo do Brasil” e evitou antecipar qualquer medida. “Vamos ver o que acontece”, afirmou.

Ainda de acordo com a reportagem da TV Globo, fontes do Itamaraty avaliaram a declaração como um gesto e que as “peças estão se movimentando”. Entretanto, ponderaram que uma ligação entre Trump e Lula requer muita preparação.

Na última terça-feira (29 de julho), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia afirmado que uma conversa entre os dois poderia acontecer. Segundo ele, não há obstrução dos canais de diálogo entre os negociadores das duas nações, porém, esse contato direto entre os chefes de Estado exige uma preparação protocolar mínima.

“É papel nosso, dos ministros, justamente azeitar os canais para que a conversa, quando ocorrer, seja a mais dignificante e edificante possível”, disse. “Tem que haver uma preparação antes para que seja uma coisa respeitosa, para que os dois povos se sintam valorizados à mesa de negociação, não haja um sentimento de viralatismo, de subordinação”, acrescentou.

No entanto, durante a semana, conforme a reportagem da TV Globo, fontes do Planalto afirmaram que os canais com a Casa Branca estão fechados e que o governo enfrenta dificuldades para estabelecer uma ponte direta com o núcleo político do governo Trump.



CANAL RURAL – Link original da matéria