O último dia de 2025 e os primeiros dias de 2026 serão marcados por tempo instável em grande parte do Brasil, de acordo com a Climatempo. A combinação entre calor intenso e alta umidade favorece a formação de pancadas de chuva típicas de verão, com risco de temporais, principalmente entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O último dia do ano ainda será de tempo bastante instável em boa parte do país. A circulação de calor e umidade na atmosfera mantém as condições favoráveis à chuva forte, sobretudo entre o final da manhã e a tarde.
Na região Sul, pancadas de chuva atingem a metade norte do Rio Grande do Sul, além de áreas de Santa Catarina e do Paraná, com risco de temporais.
No Sudeste, chuva irregular, mas que pode cair com forte intensidade em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já o Espírito Santo e os Vales Mineiros seguem com tempo mais aberto.
No Centro-Oeste, todos os estados e o Distrito Federal terão um dia abafado, com pancadas de chuva que ganham força à tarde.
O Nordeste tem alertas de temporais na região do Matopiba, com chuva se espalhando pelo oeste da Bahia, interior do Piauí e Maranhão. No litoral da Bahia, há previsão de pancadas isoladas, enquanto o sertão segue com sol e calor.
Já no Norte, chove no Amazonas, Acre, Rondônia, sul do Pará e Tocantins. No Amapá, áreas do norte do estado seguem sob influência de sistemas de instabilidade.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
1º de janeiro: temporais ganham força
No primeiro dia de 2026, o tempo continua instável em grande parte do Brasil. A atuação de cavados meteorológicos em níveis médios da atmosfera reforça as pancadas de chuva.
No Sul e Sudeste, o sol até aparece pela manhã, mas os temporais se intensificam à tarde, principalmente no Paraná, Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e em áreas do Sudeste. Apenas a metade sul gaúcha deve ter tempo firme.
No Centro-Oeste, pancadas de chuva fortes se espalham ao longo da tarde, com calor intenso.
No Nordeste, chove de forma irregular no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. No litoral, pancadas isoladas; já o sertão segue com tempo firme e calor. Já no Norte, temporais persistem no Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e no norte do Amapá, sob influência da ZCIT.
2 de janeiro: instabilidade persiste
Na sexta-feira (2), a instabilidade continua predominando. A circulação de calor e umidade, reforçada por um cavado meteorológico, mantém o cenário típico de verão.
No Sul, o dia será quente e abafado, com pancadas de chuva à tarde, especialmente no Rio Grande do Sul e no norte e leste do Paraná.
No Sudeste, todos os estados seguem com tempo instável. Sol pela manhã e chuva forte à tarde, com possibilidade de temporais em São Paulo, Rio de Janeiro e áreas de Minas Gerais.
O Centro-Oeste terá calor intenso e temporais à tarde, principalmente em Goiás e no leste e norte de Mato Grosso do Sul.
Já no Nordeste, a chuva avança pelo Maranhão, Piauí, oeste da Bahia e se espalha pela costa norte, entre o litoral maranhense e cearense. O sertão permanece mais seco.
No Norte, a chuva perde força em parte da região, mas ainda persiste no Amazonas, sul do Pará, Tocantins, Rondônia e no norte do Amapá.
Quem vai viajar ou planejar festas ao ar livre deve ficar atento às atualizações da previsão. O calor segue intenso, e as chuvas de verão podem provocar transtornos pontuais, especialmente no período da tarde e da noite.
O post Ano Novo: como fica o tempo no último dia de 2025? Confira a previsão apareceu primeiro em Canal Rural.