Reprodução redes sociais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (6), a proibição da comercialização, da distribuição e do consumo de quatro lotes de panetones da empresa D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda. Os produtos também deverão ser recolhidos do mercado.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo:siga o Canal Rural no Google News!

A medida se aplica aos lotes 251027 dos seguintes itens: Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional 140g, Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons “Formato de Língua de Gato” 700g, Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional 700g e Panetone com Frutas Trufado Tradicional 700g. Todos os produtos têm prazo de validade até 27 de fevereiro de 2026.

Segundo a Anvisa, o recolhimento foi comunicado de forma voluntária pela empresa fabricante após a detecção de fungos na superfície de alguns lotes, o que motivou a ação sanitária.

Além dos panetones, a Anvisa também determinou a proibição e o recolhimento de diversos produtos alimentícios da empresa Coguvita II Alimentos Ltda. A resolução impede a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo dos itens afetados.

Entre os produtos proibidos estão pastas, barras, granolas, mixes e cápsulas de café das marcas Smush Smushnuts, Smushn Go, Smush Smushnola e Smush Mushroom Espresso, todos os lotes. De acordo com a Anvisa, os alimentos foram fabricados com os cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps, ingredientes que não são permitidos para uso em alimentos por ainda não terem a segurança avaliada.

O órgão regulador também apontou irregularidades na divulgação desses produtos, que atribuía, sem comprovação científica, benefícios relacionados à saúde mental, memória, foco e imunidade.

A resolução com as determinações foi publicada no Diário Oficial da União.

Posicionamento da empresa

No dia 16 de dezembro, a empresa se manifestou solicitando o recolhimento do lote específico dos produtos Panetone de Trufa Tradicional 700g, Panetone com Gotas de Chocolate 700g, Mini Panetone com Gotas de Chocolate 140g e Panetone Trufado Nossa Língua 800g. A medida foi preventiva, após o fabricante identificar que o lote 251027 encontrava-se impróprio para consumo.

Segundo a empresa, a identificação do lote pode ser feita no verso da embalagem, na área de fundo branco ou dourado. O consumidor que adquiriu produtos desse lote deve entrar em contato com a empresa para solicitar o recolhimento e o reembolso integral.

Em nota, a fabricante pediu desculpas aos consumidores e informou que os demais produtos da marca podem ser consumidos normalmente, por não apresentarem irregularidades.

O post Anvisa determina recolhimento de panetones de empresa após identificação de fungos nos produtos apareceu primeiro em Canal Rural.



CANAL RURAL – Link original da matéria