No segundo episódio da série Tecnologia e Inovação, dentro do quadro Dicas do Chaker, do Giro do Boi, o zootecnista e consultor Antônio Chaker traz uma reflexão vital para o produtor em 2026: a transformação tecnológica na pecuária é inevitável, mas o sucesso de sua implementação depende de como o gestor lidera a transição psicológica da sua equipe.
Segundo Chaker, o “setor não vai mudar; ele já mudou”, e quem insiste no lema “meu avô fazia assim” corre o risco real de ser excluído do mercado. A transformação tecnológica, seja a adoção de um software de gestão, monitoramento por satélite ou automação de processos, não é apenas uma troca de ferramentas, mas um desafio emocional.
Confira:
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Desafios emocionais da transformação
Chaker explica que o cérebro percorre etapas previsíveis diante do novo. Ele ilustra o impacto da mudança com o caso de um encarregado de máquinas desafiado a monitorar tratores via satélite. O colaborador passou pela negação (“máquina trabalha, máquina quebra”) e pela raiva antes de admitir sua insegurança técnica.
A transformação tecnológica exige que o produtor sinta o desconforto, mas continue caminhando. O grande obstáculo não é o medo da inovação, mas sim ficar parado em etapas como a negação ou a raiva. A inovação exige coragem para abandonar velhos hábitos.
“Todo mundo quer a mudança, mas ninguém quer mudar”, reflete Chaker. A liderança assertiva é o que permite que a transformação tecnológica saia do papel e vire lucro no bolso.
Com informações de: girodoboi.canalrural.com.br.
Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.
O post Como o pecuarista deve encarar a transformação tecnológica? Especialista dá dicas apareceu primeiro em Canal Rural.