Foto: reprodução/Planeta Campo

Rodadas de negócios, debates sobre empreendedorismo no campo e forte presença de startups marcam a programação do Show Rural Coopavel 2026. Entre os destaques da feira estão os lançamentos da Embrapa, com foco em novas tecnologias para o aumento da produtividade no campo.

Neste ano, a estatal apresenta quatro novas cultivares de feijão. Para o feijão preto, as novidades incluem uma variedade com ciclo mais precoce e outra com maior desempenho produtivo.

“O potencial dela é de 5.500 kg por hectare. Se você pegar a média do Brasil, que é de 1.100 kg, e a média do Paraná, que é de 1.000 kg, vê como o potencial é alto”, destaca o analista da Embrapa, Marcos Morangon.

Além disso, a Embrapa apresentou a evolução da produtividade da soja em menor área ao longo das décadas, demonstrando o impacto da ciência no cultivo da oleaginosa.

Dados apresentados pela Companhia de Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que, na década de 1970, a média nacional era de 1.487 kg por hectare. Hoje, para produzir o mesmo volume colhido naquele período, seria necessário apenas 0,44 hectare. Caso a produtividade não tivesse avançado, o Brasil precisaria de cerca de 116 milhões de hectares para manter a produção atual.

Tecnologia

A movimentação econômica da feira também é impulsionada por máquinas e implementos agrícolas. Entre as inovações, está o maior drone agrícola em operação no país, com capacidade para até 70 litros, ampliando as alternativas tecnológicas para o produtor rural.

“É a oportunidade de trazer muita tecnologia, de trazer boas oportunidades de negócio para e algumas alternativas para que possa sair fazendo bons negócios esse ano”, afirma o gerente de marketing da New Holland, Cristiano Conte.

No campo financeiro, cooperativas de crédito apresentam linhas de financiamento via BNDES, operações em moeda estrangeira, consórcios e seguros para proteção de máquinas e equipamentos, facilitando o planejamento de investimentos.

Show Rural Digital

Dentro da estrutura do evento, o Show Rural Digital reúne 160 startups em uma área de cerca de 5 mil metros quadrados.

O espaço concentra empresas de tecnologia voltadas ao agro, com soluções baseadas em dados para apoiar a tomada de decisão no campo, além de atendimento especializado em áreas como marketing, finanças, vendas e gestão, com apoio do Sebrae e de projetos voltados à indústria 4.0, cooperativas e agroindústrias do futuro.

O post Embrapa apresenta novas cultivares e tecnologias no Show Rural Coopavel 2026 apareceu primeiro em Canal Rural.



CANAL RURAL – Link original da matéria