O fim de semana de Carnaval será marcado por instabilidades em grande parte do país. Áreas de chuva forte, trovoadas e risco de temporais devem ganhar força, especialmente no Sul e em parte do Nordeste e Norte. As temperaturas permanecem elevadas na maioria das regiões.

Sul

A frente fria avança por Santa Catarina neste sábado (14) e provoca chuva mais intensa, principalmente no leste do estado. Ao longo do dia, as pancadas ganham força também no Paraná e na faixa norte do Rio Grande do Sul, com risco de temporais, trovoadas e volumes elevados. No litoral sul e sudeste gaúcho, o tempo fica mais firme. Apesar da presença da chuva em diversas áreas, as temperaturas seguem altas, com sensação mais amena em pontos do norte e leste do Rio Grande do Sul, além de áreas catarinenses e do leste paranaense.

No domingo (15), as instabilidades atuam desde cedo no Rio Grande do Sul, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, com previsão de chuva forte e possibilidade de temporais. Ao longo do dia, a chuva se espalha pelo estado e avança para Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. Durante a tarde, o tempo instável predomina, com reforço das pancadas e risco de trovoadas. À noite, a chuva perde intensidade, mas ainda ocorre em pontos da região. As temperaturas permanecem elevadas.

Sudeste

Sábado começa com chuva fraca em áreas do sul de São Paulo e em pontos isolados de Minas Gerais e do Espírito Santo. À tarde, as instabilidades avançam pelo sul e litoral paulista, onde a chuva pode ocorrer com moderada a forte intensidade e risco de trovoadas. Nas demais áreas, o sol predomina e o calor segue intenso.

No domingo (15), há previsão de pancadas fracas e isoladas em Minas Gerais, Espírito Santo e em trechos do litoral paulista e do Rio de Janeiro. No restante da região, o tempo permanece firme, com predomínio de sol. As temperaturas continuam elevadas, aumentando a sensação de abafamento.

Centro-Oeste

Pancadas de chuva moderadas a fortes atingem áreas de Mato Grosso no sabado (14), especialmente entre o norte e o oeste do estado. No Mato Grosso do Sul, as instabilidades avançam ao longo do dia, com possibilidade de chuva mais intensa em pontos isolados. Em Goiás e no Distrito Federal, o tempo varia entre períodos de sol e chuva fraca. O calor predomina em toda a região.

No domingo (15), a chuva ganha força em Mato Grosso e em grande parte de Goiás, incluindo o Distrito Federal. Há risco de pancadas mais intensas e trovoadas. No Mato Grosso do Sul, a chuva ocorre de forma mais irregular. As temperaturas seguem elevadas.

Nordeste

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém instabilidades no litoral norte no sábado (14), enquanto pancadas mais intensas podem ocorrer no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Ao longo da tarde, a chuva se espalha por outras áreas da região, com possibilidade de volumes moderados a fortes. O calor continua predominando.

No domingo (15), a chuva persiste no litoral norte e avança para áreas do interior, com risco de temporais em pontos do Maranhão, Piauí e Ceará. Em grande parte da Bahia, o tempo segue firme e quente.

Norte

A chuva ocorre com forte intensidade no sábado (14) em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Acre. Há risco de temporais isolados, especialmente na metade oeste da região.

No domingo (15), as pancadas continuam frequentes e podem ganhar força em diversos estados. Trovoadas e chuva intensa seguem no radar, enquanto o tempo permanece abafado.

O post Fim de semana de Carnaval terá chuva forte, temporais e calorão; veja a previsão do tempo apareceu primeiro em Canal Rural.



CANAL RURAL – Link original da matéria