Foto: Divulgação/GreenLight Biosciences.

A GreenLight Biosciences, empresa global de biotecnologia especializada em soluções baseadas em RNA para a agricultura, anuncia a chegada ao Brasil do Fortivance, seu primeiro produto no país. 

A novidade é classificada como maximizador da ação de inseticidas, formulado com ingredientes de origem biológica que aumentam a eficiência dos defensivos e trazem ganhos diretos de produtividade e sustentabilidade para o produtor rural.

“Com muito orgulho, nossa trajetória no agronegócio brasileiro começa com uma inovação que entrega resultados concretos ao produtor rural. Fortivance otimiza cada gota dos inseticidas aplicados, não apenas melhorando suas características físicas de aplicação, mas atuando diretamente na redução da degradação da molécula química, mantendo os ativos mais estáveis e biodisponíveis para sua ação eficaz diretamente na praga. Com isso, oferecemos ao agricultor mais eficiência no controle, menos desperdício e maior retorno sobre o investimento”, afirma Areadne Zorzetto, Diretora de Marketing e Vendas da GreenLight Biosciences na América Latina.

Atuação do Fortivance

Areadne Zorzetto, Diretora de Marketing e Vendas da GreenLight Biosciences na América Latina (Foto: Divulgação/GreenLight Biosciences).
Areadne Zorzetto, Diretora de Marketing e Vendas da GreenLight Biosciences na América Latina (Foto: Divulgação/GreenLight Biosciences).

O Fortivance é composto principalmente por óleo metilado de soja e beta-glucanos, substâncias de origem natural que atuam diretamente no trato digestivo das pragas, como lagartas e percevejos.

“Ele é classificado como adjuvante porque, sozinho, não mata nenhuma praga. Ele sempre vai em parceria com um inseticida. Por isso, é um adjunto para melhorar a performance daquele inseticida. O que o diferencia é que ele não atua apenas na aplicação, espalhabilidade ou cobertura. A principal característica é potencializar e maximizar o efeito do inseticida”, explicou Zorzetto.

A executiva detalha o mecanismo de ação. “O beta-glucano adere ao trato digestivo da lagarta e interfere no pH do líquido que ela tem ali dentro. Uma das maneiras que as lagartas encontraram de sobreviver foi aumentando a alcalinidade do trato digestivo. O que a gente faz é tirar essa defesa: trazemos o pH para níveis mais neutros, entre 7,5 e 8, otimizando a ação do inseticida. Assim, a molécula química deixa de ser degradada e a praga morre com mais eficiência.”

Segundo Zorzetto, ensaios de campo indicam até 25% mais controle de pragas quando o Fortivance é aplicado junto ao inseticida. “Em todos os testes que fizemos, sempre houve ganho de performance. O mínimo que observamos foi entre 20% e 25% de eficiência adicional, e em algumas áreas, chegamos a 50%”, destacou.

Sustentabilidade e eficiência no manejo

Foto: Divulgação/GreenLight Biosciences.

Além do ganho técnico, o Fortivance traz benefícios ambientais diretos, alinhados às práticas de Manejo Integrado de Pragas (MIP).

“O foco da GreenLight é trazer soluções sustentáveis e eficazes para o agricultor. No caso do Fortivance, ele é composto apenas por produtos naturais e biodegradáveis. Ao potencializar o efeito do inseticida, ele permite que o agricultor aplique menos vezes, use menos produto e gaste menos diesel. Isso reduz o impacto ambiental e amplia a janela de aplicação. Ele também melhora a performance de produtos biológicos, atuando bem tanto com químicos quanto com biológicos”, afirmou a diretora.

Zorzetto destaca ainda a praticidade do produto no campo. “Ele tem dois anos de validade, não precisa de refrigeração e se integra facilmente à calda de aplicação. É compatível com outros produtos e homogeneiza bem”.

Desempenho comprovado em diversas culturas

Hoje, o Fortivance já foi testado em mais de 300 áreas no Brasil, abrangendo cerca de 1 milhão de hectares em diferentes regiões e culturas, como soja, milho, algodão, café, citros, cana e tomate.

“O produto tem mostrado resultados consistentes em todas as situações. Ele se adapta muito bem a diversas culturas e pragas, tanto mastigadoras, como lagartas, quanto sugadoras, como percevejos. Ele realmente entrega o que promete”, afirmou Zorzetto.

Novas soluções à vista

A chegada do Fortivance marca o início da operação da GreenLight Biosciences no Brasil, país que a empresa considera estratégico para o avanço de suas soluções biotecnológicas.

“O produtor pode esperar um compromisso muito grande da GreenLight em trazer soluções eficazes para o campo. O Fortivance nasceu a partir de projetos de RNA desenvolvidos em nossos laboratórios. Vimos que essa formulação melhorava a performance das moléculas naturais e decidimos disponibilizá-la ao agricultor. Em breve, teremos novos produtos voltados para diferentes culturas e desafios, inclusive soluções de RNA para grandes lavouras como soja, milho e algodão”, destacou.

Zorzetto reforça que a chegada da empresa é resultado de um trabalho estruturado. “A GreenLight está há mais de 18 anos no mercado, nasceu nos Estados Unidos e está no Brasil desde 2023. É uma empresa ética, focada no agricultor e comprometida em unir ciência avançada com respeito ao meio ambiente. Acreditamos que o futuro da agricultura está nessa união”.

O post Fortivance: biotecnologia inédita chega ao Brasil para revolucionar o manejo de pragas apareceu primeiro em Canal Rural.



CANAL RURAL – Link original da matéria