O sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) é apontado como uma estratégia eficaz para otimizar áreas e aumentar a rentabilidade, segundo o zootecnista Tiago Felipini. Ele explica que é possível realizar o plantio direto de milho sobre a pastagem sem comprometer o capim.
O especialista explica que a técnica da “supressão” é fundamental nesse processo. Essa abordagem utiliza herbicidas para paralisar temporariamente o crescimento da forrageira, ao invés de eliminá-la. “O segredo está na aplicação de uma subdosagem de herbicida para que o capim ‘durma’ enquanto o milho se estabelece”, informa Felipini.
Confira:
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Preparação do ambiente
Antes de iniciar o plantio direto, é necessário garantir que o ambiente esteja preparado, assegurando a integridade do maquinário e a uniformidade da lavoura. Essa preparação é essencial para a preservação do pasto. A técnica permite o aproveitamento total da área após a retirada do grão ou da silagem.
Felipini destaca que em regiões onde o clima pode ser desafiador, é aconselhável plantar o capim juntamente com o milho caso a pastagem atual apresente degradação. Isso pode ser feito no adubo ou na cobertura, o que ajuda a renovar o vigor da pastagem com custos operacionais reduzidos.
Com informações de: girodoboi.canalrural.com.br.
Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.
O post Integração lavoura-pecuária pode otimizar rentabilidade no campo, diz especialista apareceu primeiro em Canal Rural.