O município de Palmas, no sudoeste do Paraná, tem se consolidado como um dos principais polos de produção de sementes do estado, com destaque para as culturas da soja e da batata. Os motivos? as condições climáticas favoráveis, a altitude elevada e o acompanhamento técnico especializado transformaram a microrregião em uma das mais procuradas por empresas sementeiras para a instalação de cultivos voltados à produção de sementes certificadas.
Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 
Segundo dados do governo do estado do Paraná, no caso da soja, os números reforçam a liderança do município. Na safra 2023/2024, Palmas produziu 47,6 mil toneladas de sementes, volume que corresponde a 9,2% de toda a produção estadual, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Esse total também representou 34,1% da produção da microrregião, que inclui ainda os municípios de Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa e Mangueirinha.
A produção de sementes de soja envolve cooperativas, sementeiras e produtores rurais de diferentes portes, que firmam contratos e recebem acompanhamento técnico para garantir os padrões de qualidade e certificação exigidos pelo mercado. Para o extensionista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em Palmas, Lucas Fernando Oliveira dos Santos, o crescimento dessa atividade evidencia o potencial da microrregião, que amplia sua relevância no agronegócio estadual.
De acordo com o agrônomo Vilmar Grando, do IDR-Paraná de Pato Branco, o microclima local é um dos principais diferenciais para a produção de sementes. A altitude próxima a mil metros proporciona temperaturas mais amenas no verão e noites mais frias, favorecendo o desenvolvimento da soja, reduzindo o estresse das plantas e elevando a qualidade fisiológica das sementes, além de garantir maior estabilidade produtiva mesmo diante das mudanças climáticas.
Além da soja
Além da soja, a batata também ocupa papel de destaque na produção agrícola de Palmas. Na safra 2023/2024, o município foi responsável por 9,37 mil toneladas de batata-semente, o equivalente a 26% do total produzido no Paraná.
Apesar de Guarapuava e Pinhão liderarem o ranking estadual em volume total de batata, considerando consumo e semente, Palmas ocupa a terceira posição, reforçando sua importância estratégica na cadeia produtiva e consolidando-se como referência estadual na produção de sementes.
O post Município do sudoeste do Paraná se consolida como principal polo produtor de sementes de soja e batata do estado apareceu primeiro em Canal Rural.