A contagem regressiva chegou e, agora, as máquinas assumem o protagonismo no campo. Foi dada a largada para a Abertura Nacional do Plantio da Soja 2025/26, realizada em Sidrolândia (MS), diretamente da Fazenda Recanto. O evento marca oficialmente o início da nova temporada de semeadura da oleaginosa no Brasil.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

A família Basso esteve presente no palco, representada também por Rodrigo Basso, prefeito de Sidrolândia. Em seu discurso, o gestor destacou a importância da soja para o desenvolvimento local. “Não tem como a gente não ser grato por essa cultura que trouxe tanto desenvolvimento para a gente. Representando produtores rurais, estamos muito gratos pela parceria com a Aprosoja Brasil”, afirmou.

Durante a cerimônia, foi exibida uma reportagem sobre a relevância da commodity para Mato Grosso do Sul. Também participaram da abertura o presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Paulo Stefanello, e o presidente da Aprosoja-MS, Jorge Michelc.

“É uma honra receber todos vocês neste momento que marca o início de nossa agricultura. Sidrolândia representa 6% da área estadual, com produção de 960 mil toneladas na última safra e produtividade acima da média estadual. Além disso, conta com mais de 119 mil hectares disponíveis para expansão”, disse Michelc, reforçando o potencial da região.

O presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Paulo Stefanello, fez questão de agradecer à família Basso pela acolhida na Fazenda Recanto. Em sua fala, ele destacou a posição estratégica do município.

“Sidrolândia está no coração da Rota Bioceânica, que traz para o município um grande avanço no setor logístico. Isso é muito importante para o desenvolvimento da nossa região, pois gera crescimento industrial não só para Sidrolândia, mas para todo o Centro-Oeste do Brasil”, afirmou.

Mauricio Buffon, presidente da Aprosoja Brasil, subiu ao placo e disse que pediu salva de palmas a todos os produtores rurais de Mato Grosso do Sul.

Julio Carginino também entrou no palco
saudo todos os milhares de agricultores aue no acompanham. Quero agradecer o lucio basso
Agradeu a familiA bASSO. Saudou 11 presidentes das Aprosojas. Essa é a 6a vez que acontece aqui no MS. ‘é UM COMPROMISSO DE LEVARMOS juntos a informacao prod produtor rural, o outro pilar é momento de celebração. A gente une produtores rurais, somos aqui mais de 1.000 produtores juntos hoje. E um outro pilar: a parir dessses eventos conseguimos mostrar o que acontece no campo.

Programação da Abertura do Plantio da Soja

A programação do evento inclui dois painéis de debates. O primeiro, “Biocombustíveis: Economia Verde e Oportunidades para o Produtor”, terá a participação de Donizete Tokarski, diretor superintendente da Ubrabio, e Arthur Falcette, secretário adjunto da Semadesc. O painel vai discutir o papel estratégico da soja na produção de biodiesel e outras energias renováveis, ampliando as possibilidades de mercado para os produtores.

Na sequência, será realizado o painel “Caminhos para Solução dos Gargalos do Agro”, mediado por Fabrício Rosa. Entre os convidados estão Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil; a senadora Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura; e o deputado Rodolfo Nogueira, presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. O debate deve abordar os principais desafios logísticos, regulatórios e políticos que influenciam o avanço do agronegócio brasileiro.



CANAL RURAL – Link original da matéria