Alertas de grande perigo para chuvas intensas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã deste sábado (7), válidos até domingo (8), com riscos de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas para os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

áreas de grande perigo Inmet
Foto: Reprodução

As principais áreas afetadas devem ser o sul e sudoeste mineiro, sul fluminense, Vale do Paraíba Paulista, regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo e Zona da Mata. Nessas áreas, são esperados acumulados superiores a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia.

No total, o Inmet lista 123 municípios no alerta vermelho de “grande perigo”. Entre eles, a capital carioca, Angra dos Reis, Volta Redonda e Vassouras no estado do Rio; Campos do Jordão, Aparecida e Ubatuba no estado de São Paulo; Wenceslau Braz, Gonçalves e São Lourenço, em Minas Gerais.

Alertas em outras regiões

Para regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a meteorologia emitiu alerta laranja, classificado como perigo. São faixas que incluem parte do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Entre os municípios, figuram Manaus e Presidente Figueiredo (AM), Timon e Caxias (MA), Cametá e Altamira (PA), Teresina e Picos (PI), Araguaína (TO), Ponta Porã (MS), Nobres (MT) e Uruaçu (GO).

Nessas áreas, o Inmet afirma que a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm ao dia, além de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h. Diante do contexto, há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em casos de risco, recomenda-se entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199).

O post Três estados recebem alerta de “grande perigo” para chuva acima de 100 mm apareceu primeiro em Canal Rural.



CANAL RURAL – Link original da matéria