A previsão do tempo indica um fim de semana de instabilidades em grande parte do país, com pancadas de chuva, temporais isolados, ventos fortes e temperaturas elevadas, segundo a Climatempo. O cenário é provocado pela combinação entre calor, umidade e a atuação de frentes frias, principalmente no Sul e no Sudeste.
Sul
Sexta-feira
As pancadas de chuva seguem ocorrendo em grande parte da região devido ao fluxo de calor e umidade e à entrada de ventos marítimos. Pela manhã, a chuva ocorre com moderada a forte intensidade no oeste e na metade norte do Rio Grande do Sul, além do sul e leste de Santa Catarina.
Ao longo do dia, as instabilidades se espalham por Santa Catarina e Rio Grande do Sul e avançam sobre o Paraná. Há risco de temporais no leste, oeste e interior catarinense, na metade norte gaúcha e no leste do Paraná. As temperaturas permanecem elevadas e as rajadas de vento podem variar entre 40 e 70 km/h, especialmente no litoral sul do RS.
Sábado
Uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, reforçando as instabilidades. Na metade sul e no leste do estado, a chuva ocorre com moderada a forte intensidade, com risco de temporais. Em Santa Catarina e no Paraná, a chuva também pode ocorrer de forma mais intensa na faixa leste. O calor segue predominando.
Domingo
Mesmo com o avanço da frente fria, o tempo permanece instável. Chove de forma moderada a forte no Rio Grande do Sul, além do leste e oeste de Santa Catarina e do leste do Paraná. No restante do Paraná, a chuva ocorre de forma mais fraca a moderada.
Sudeste
Sexta-feira
A chuva ocorre de forma fraca e isolada nas primeiras horas do dia em áreas do interior de São Paulo e do sul de Minas Gerais. Com o avanço de uma frente fria afastada da costa e a presença de calor e umidade, as instabilidades aumentam à tarde. São Paulo e o Triângulo Mineiro registram pancadas moderadas a fortes. No Espírito Santo, a chuva é fraca e restrita ao interior.
Sábado
Após uma manhã mais estável, as pancadas de chuva voltam a ganhar intensidade à tarde. Chove em boa parte do estado de São Paulo e também em Minas Gerais, com maior destaque para a metade leste paulista e para o Triângulo Mineiro. No Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, a chuva ocorre de forma mais fraca.
Domingo
Há chance de chuva nas primeiras horas do dia em áreas do norte e oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro. A partir da tarde, as instabilidades ganham força em São Paulo e na metade oeste de Minas Gerais, com chuva moderada a forte. No sul e na Zona da Mata mineira, a chuva ocorre de forma isolada.
Centro-Oeste
Sexta-feira
As pancadas de chuva ocorrem desde cedo em áreas do noroeste e interior de Mato Grosso e em pontos do leste de Mato Grosso do Sul. À tarde, as instabilidades aumentam em Mato Grosso, na metade oeste e sul de Goiás e em áreas de Mato Grosso do Sul. O calor predomina.
Sábado
Durante a madrugada, as instabilidades seguem atuando no oeste e noroeste de Mato Grosso. A partir da tarde, as pancadas ganham força no estado. Em Goiás e Mato Grosso do Sul, a chuva ocorre de forma mais irregular e fraca.
Domingo
As pancadas de chuva ocorrem desde a madrugada em áreas de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. À tarde, a instabilidade se espalha por toda a região, com chuva fraca a moderada e pontos de maior intensidade.
Nordeste
Sexta-feira
As instabilidades diminuem no Maranhão e no Piauí, mas ainda pode chover de forma fraca a moderada em áreas do norte e interior maranhense e no norte do Piauí. No restante da região, o tempo firme predomina. A umidade do ar entra em atenção em áreas do interior, com índices abaixo de 30%.
Sábado
O tempo firme predomina na maior parte da região. No entanto, ainda há chance de chuva fraca no Maranhão, no norte e oeste do Piauí e no Ceará, além do litoral do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco.
Domingo
No Maranhão, as instabilidades se espalham e a chuva ocorre com fraca a moderada intensidade. No Piauí e no Ceará, há chance de pancadas moderadas. No litoral do Nordeste Oriental, a chuva ocorre de forma fraca e isolada.
O post Último fim de semana do ano terá temporais, chuva e ventos fortes em várias regiões do país apareceu primeiro em Canal Rural.