Previsão do tempo. Foto: Sistema Faep

A previsão do tempo aponta, de modo geral, um cenário favorável de umidade do solo nas principais áreas produtoras de soja do Brasil. Regiões do Centro-Oeste, Sudeste e boa parte da região Sul seguem com bons níveis de umidade.
No Matopiba, ainda é necessária a ocorrência de mais chuvas, especialmente no centro-norte da Bahia e na porção mais leste do Piauí, embora o quadro geral também seja considerado positivo.

Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Nos próximos dias, as chuvas avançam com bons volumes sobre o Matopiba, contribuindo para a recomposição da umidade do solo. Mato Grosso, Goiás e o estado do Pará seguem recebendo precipitações regulares, com acumulados entre 50 e 70 milímetros, podendo ultrapassar 100 milímetros nas áreas indicadas em verde nos mapas meteorológicos.

Até 200 mm de chuvas

A principal preocupação se concentra no Rio Grande do Sul. Entre domingo (21) e terça-feira (22), são esperados acumulados em curto período, que podem superar os 150 milímetros e chegar a 200 milímetros. Esse volume excessivo tende a prejudicar os trabalhos em campo e aumenta o risco de lixiviação de nutrientes, especialmente na porção oeste do estado.

Semana do Natal

Na semana do Natal, entre os dias 25 e 29, a chuva retorna ao Paraná, São Paulo e ao centro-sul de Minas Gerais, com destaque para o Triângulo Mineiro. Nesse período, os acumulados devem variar entre 30 e 40 milímetros em cinco dias, ajudando a manter a boa umidade do solo e favorecendo o desenvolvimento das lavouras.

O tempo no fim do ano

O padrão mais úmido no Sudeste se estende até a virada do ano. Entre 30 de dezembro e 3 de janeiro, as chuvas permanecem em Minas Gerais, avançando para o centro-norte do estado, com volumes mais expressivos no Espírito Santo e também no Paraná, onde os acumulados em cinco dias podem ultrapassar 100 milímetros.
Apesar de uma semana um pouco mais quente e seca em partes do Matopiba, centro-sul do Pará e Mato Grosso, essas regiões seguem com boa umidade do solo. Na virada do ano, o cenário favorece o manejo do solo e a realização de tratos fitossanitários, principalmente no centro-norte do país.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

O post Virada do ano pode ser chuvosa com precipitações acima de 100 mm em curto período; onde chove? apareceu primeiro em Canal Rural.



CANAL RURAL – Link original da matéria