No Sul, a combinação de uma zona de baixa pressão com a atuação de um cavado meteorológico traz muita instabilidade ao longo do dia. As demais regiões do país seguem praticamente o mesmo enredo. Confira a previsão da Climatempo:

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Sul

A presença de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e a atuação de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera favorecem novas áreas de instabilidades sobre o Paraná, com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, além do oeste de Santa Catarina e do norte do Rio Grande do Sul. No sudeste paranaense, os volumes de chuva podem ser mais elevados.

Sudeste

Novas áreas de instabilidades avançam pelo oeste e norte de São Paulo e ganham força pelo estado à tarde. As pancadas também avançam por grande parte de Minas Gerais e pelo Espírito Santo, e as chuvas devem ocorrer de maneira moderada a forte intensidade. As temperaturas continuam elevadas pela Região, enquanto no sul paulista devem diminuir.

Centro-Oeste

Com a presença da baixa pressão além do calor e umidade, as instabilidades continuam ocorrendo desde o início da manhã, com chance de chuvas mais fortes e risco de temporais em alguns pontos do sul, sudoeste, oeste e áreas do interior de Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso e em Goiás, as pancadas de chuva seguem de maneira mais espalhada e com moderada a forte intensidade.

Nordeste

As instabilidades se espalham mais pelo Maranhão, e também pelo Piauí e oeste da Bahia. Nessas áreas, as chuvas devem ocorrer de maneira moderada e pontualmente mais fortes. No litoral do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, há chance de chuvas mais fracas, enquanto no restante da Região o tempo segue mais firme. O calor predomina e as temperaturas seguem elevadas.

Norte

As instabilidades seguem mais espalhadas pela Região desde o começo do dia. No Amazonas, em grande parte do Pará, no Tocantins e norte de Rondônia, há chance de pancadas moderadas, com possibilidade de serem mais fortes em alguns pontos. Já em Roraima e no noroeste do Pará, o tempo segue mais firme.

O post Zona de baixa pressão leva chuva forte para quase todo o país apareceu primeiro em Canal Rural.



CANAL RURAL – Link original da matéria